quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Ainda a Maddie

Continua na ordem do dia o misterioso desaparecimento de Maddeleine, na praia da Luz.
Mas nos últimos dias novos factos vieram a lume, quer na imprensa portuguesa, quer na sua congénere britânica.
De tudo o que se tem visto nos últimos dias é por demais evidente que este caso ganhou proporções que vão muito além de ser um "simples" desaparecimento de uma criança, é sem dúvida nenhuma um dos casos mais mediaticos em todo o globo, e acima de tudo pode-se afirmar que estamos perante um caso político....
Está mais que visto que o casal MCcann têm alguma influencia no seu país, senão como se explica que tenham sido sempre acompanhados por assessores de imagem pagos pelo Governo britânico?? Como se explica que tenham sido recebidos em tempo recorde pelo Papa Bento XVI?? como se explica que tenham sido recebidos pelas mais altas instancias governamentais da maior parte dos países europeus por onde andaram??Como se explica toda esta campanha mediatica em torno deste desaparecimento??
Muitas questões surgiram nos ultimos dias....porqûe é que os MCcann telefonaram em primeiro lugar para o canal de televisão britanico Sky news, em vez de contactarem as autoridades portuguesas...Qual o interesse desse telefonema?? Qual a razão de toda a imprensa britanica ter esta atitude em relação á investigação levada a cabo com todo o profissionalismo pelo nossa polícia judiciária?
Eu enquanto estudante de Direito não vejo qualquer problema em o casal ter sido constituido arguido, com certeza que existem fortes indicios que aconteceu algo, senão a PJ não teria esta atitude, mas a imprensa inglesa, que colocou os MCcann no pedestal, no papel de vitimas, também não tem interesse em ver que agora estes são suspeitos de ter praticado um crime, aliás, mesmo em Inglaterra já comecam a surgir vozes discordantes, pois ainda á uns dias vi na BBC (um dos poucos meios de comunicação britânicos que tem conseguido separar as àguas), uma senhora que estava lá a comentar esta situação, e que disse com todas as letras, que toda esta exposição mediatica em torno e Maddie já não tinha razão de ser, pois actualmente, e só em Londres, existem uma dúzia de crianças desaparecidas, e não se vê a comunicação social britânica a divulgar com tanto afinco esses casos, a menos que seja por estarmos perante uma menina branca, desaparecida num país estrangeiro, e filha de médicos, atenção que estou a citar a tal comentadora da BBC.
Mas agora outro problema se coloca, pois os senhores MCcann resolveram "regressar" a Inglaterra, isto dois dias depois de terem sido constituidos arguidos pelas autoridades do nosso país.
É certo que apenas tiveram saíram como termo de identidade e residência, e para mais tendo dado eles a morada de Inglaterra, não havia nenhum impedimento legal para evitar este regresso.
Mas tudo isto é estranho, os MCcann sempre disseram que queriam estar perto das investigações, e que nunca iriam regressar a casa sem saber o que tinha acontecido á filha, e dois dias depois de serem constituidos arguidos, de terem sido detectados vestígios de sangue na bagageira do carro que eles tinham alugado no Algarve, de Kate MCcann começar a ter contradições nos seus depoimentos, é que, de um dia para outro regressam a Inglaterra.
Quanto á imprensa inglesa, continua com habitual desprezo pela investigação, assim como a familia dos MCcann no Reino Unido, mas é preciso relembrar-lhes que tudo isto foi feito em cooperação com autoridades britânicas, os testes foram feitos pelos maiores especialistas a nível mundial nesta área, e foi num laboratório em Birmingham, Inglaterra, assim como o odo a cadaver encontrado no carro alugado, e no apartamento no ocean club, foi detectado por cães propriedade da polícia inglesa, não me parece que estes tivessem algum gosto especial em incriminar os MCcann.
Mas mais grave que tudo isto são os boatos que o Governo Britânico possa estar a fazer sobre o Governo Português, pois a familía MCcann, segundo consta, tem influencias ao mais alto nível.
Espero bem que tudo se resolva, e que sejam descobertos os autores deste crime, embora já estejamos perante dois criminosos, pois nas minhas aulas de Direito penal aprendi que se os pais, num país estrangeiro, forem jantar fora com os amigos, e deixarem os 3 filhos menores, sozinhos em casa, que tal constitui crime á luz do nosso Código penal, crime de exposição ao abandono, assim nos diz o Art138 do Codigo penal, e desse crime o casal MCcann não se livra, embora as nossas autoridades tenham-se esquecido disso, e a imprensa inglesa curiosamente também não o refira.
Além disso espero também que todo este mediatismo em torno deste desaparecimento faça com que certos casos identicos acontecidos em Portugal não caiam de vez no esquecimento, e para terminar, na minha opinião se os senhores MCcann estão realmente inocentes, ficavam cá a tentar provar isso, em vez de "regressarem" a casa, e contratarem um dos advogados mais famosos do Reino Unido, o tal que evitou que Pinochet fosso extraditado para Espanha, espero que daqui a uns dias não estejamos a ver os MCcann a dizer que não vêm prestar mais declarações a Portugal, e com isso provocar uma crise diplomática.

Nenhum comentário: