segunda-feira, 27 de agosto de 2007

os nossos radares

Neste post vou abordar um tema que pode já está um pouco fora da ordem do dia, que é o questão dos radares limitadores da velocidade em Lisboa, uma invenção da Dtr. Marina Ferreira, então presidente da comissão administrativa que governou Lisboa no enquanto não era eleito um novo executivo camarário.
Esta senhora teve a brilhante ideia de "plantar" radares que visam limitar a velocidade praticada pelos condutores em Lisboa, esta medida até podia ter a sua lógica, mas olhando aos locais onde estes foram instalados, e os respectivos limites permitidos, chego á triste conclusão que estamos perante uma simples caça á multa, ora vejamos o exemplo da radial de Benfica....estamos perante uma via com caracteristicas de auto-estrada, onde se podem praticar velocidades bem acima do limite aí imposto, até porque nem é uma via que seja atravessada por peões, mas la está o radar sempre a disparar ao minimo excesso.
Outro exemplo é o da avenida de ceuta, via por onde circulo diariamente, constato que aí é positivo haver os radares, ja aí houve situações de atropelamentos, mas não seria mais práticos instalar aqueles sinais que passam a vermelho quando condutor excede a velocidade aí determinada...ou então meter o radar depois das lombas, quando o que acontece é precisamente o contrário.
Estamos perante uma medida sem nexo, com objectivos que não correspendem ao que foi dito pelos responsáveis, pois apenas está a contribuir para um maior entupimento dos nossos tribunais com estes processos relativos a coimas de excesso de velocidade, e muitos deles irão prescrever, dada a conhecida lentidão que por aí anda.
Por isso espero vivamente que estes radares sejam retirados, ou entao que aumentem as velocidades permitidas, até para evitar congestionamentos, dada a menor fluidez do trânsito daí decorrente.
Porque não meter um radar na avenida dos Estados unidos da América???
E já agora gostava de saber o porquê da excepção prevista aos carros do Estado, mesmo quando não se encontrem ao serviço....
Basta atentar no que se está a passar, e esperar que este novo executivo camarário ponha esta medida na gaveta, ou então que a reformule bem, até porque é a própria PSP que já se manifestou contra ela....

Nenhum comentário: