sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O escrete de Scolari

Saiu hoje a convocatória de Luis Filipe Scolari para os próximos dois jogos de selecção nacional, tendo em vista a fase de apuramento para o europeu de 2008.
E para surpresa de todos nós (ou não), o jogador que dá pelo nome de Pepe, e que é nascido no Brasil e que obteve recentemente a nacionalidade portuguesa foi convocado para esta jornada dupla.
Felizmente que por enquanto o Pepe não vai jogar com a camisola das quinas, pois sofreu uma lesão ao serviço do seu clube, o Real Madrid, mas não é isso que está em causa.....
Aquando da naturalização do Deco manifestei o meu desagrado por um jogador Brasileiro, representar a selecção portuguesa, mais tarde posso confessar que acabei por tolerar essa situação, pois estavamos perante um jogador que é indiscutivelmente uma mais valia para nossa selecção, embora nunca o tenha provado quando representa Portugal, e era uma posição para a qual efectivamente não havia qualquer alternativa, mas com o Deco abriu-se um precedente, e agora o senhor Scolari, também ele brasileiro de nacionalidade, vem a convocar o Pepe....
Eu estou plenamente contra a convocatória deste jogador, não tenho nada contra ele, mas qualquer dia perde-se a essencia da nossa selecção, e não venham com a treta que ele vive em Portugal ha muitos anos, ele para mim é brasileiro, assim como o Deco, para mais sendo a posição que é, defesa-central, nessa posição temos á vontade uma meia dúzia de jogadores que podem perfeitamente representar a selecção, dou só o exemplo do Tonel e do Ricardo Rocha.
E não vale a pena o senhor Scolari vir a comparar a situação de Pepe com a do Nelson, ou do Nelson Évora, nestes últimos estamos a falar de pessoas que vieram viver para o nosso país logo de muito novos, muitos deles até nasceram em Portugal.
Mas atenção, digo exactamente o mesmo em relação ás outras modalidades, assim também não me agrada ver o Francis Obikwelu representar o nosso atletismo, como não concordo com a naturalização de jogadores americanos para jogar na selecção de basquetebol, para mais quando vejo esses atletas obterem a nacionalidade portuguesa em tempo recorde, e depois vermos jovens que nasceram em Portugal, mas só porque os pais têm outra nacionalidade, tem multiplas dificuldades em obter a nacionalidade do país onde nasceram, e sempre viveram, tudo isto ao abrigo de "serviços relevantes prestados ao Estado Português", assim reza a nossa lei.
Da minha parte posso afirmar que a confirmar-se a ida de Pepe á selecção, deixarei de apoiar a selecção portuguesa, aliás, desde sempre nunca liguei muito á selecção, vejo os jogos numa de ver um jogo de futebol, e se ganha fico contente, mas se perde não fico triste com isso, se até agora o meu clube estava em primeiro lugar, agora é certo e sabido que continuara a estar.

Nenhum comentário: